Categorias
O que rola no PC

Autenticando no Windows via digital no Android

Pode parecer bobagem, mas depois de algum tempo usando um notebook Vostro 5470 da Dell, fiquei meio dependente da autenticação via impressão digital. É um negócio prático: te permite escolher uma senha complexa para acessar o seu computador sem a necessidade de decorar ou anotar a mesma.

Depois que voltei a usar o desktop de maneira mais frequente, senti falta dessa possibilidade de login. Ok, existem os adaptadores USB para você usar a impressão digital para autenticar no Windows, mas seria um dispositivo a mais jogado na mesa (e consequentemente 1 fio extra no caminho).

Autenticação com impressão digital em celulares é um recurso até que comum nos aparelhos recentes, então por que não unir o útil ao agradável?

Tudo isso é possível através do app Remote Fingerprint Unlock (gratuito), que permite utilizar aparelhos Android para escanear a impressão digital e desbloquear o seu computador Windows.

A versão gratuita do app permite adicionar uma conta em um computador, porém a versão Pro (R$6,99) permite o cadastro de múltiplos computadores e múltiplas contas, além de disponibilizar a possibilidade de ligar o computador (através do Wake-On-Lan) e utilização de widgets no celular para acessar diretamente a leitura de impressão digital, conforme o vídeo abaixo:

O app depende de um client instalado no desktop (disponível na descrição do próprio app dentro da Play Store) para que o desbloqueio ocorra corretamente. De início fiquei com um pé atrás em relação ao app (por causa do fornecimento de senha de autenticação e impressão digital), mas dei uma procurada e existe um post no XDA-Developers sobre o app, não deixando dúvidas sobre o intuito real do app.